5 dicas para vender mais no Call Center

Vender sempre mais: eis uma das principais metas estratégicas das empresas vencedoras. Contudo, é preciso assumir isso além da equipe comercial: todos os departamentos devem estar engajados neste propósito. Quando o processo de vendas está ancorado no call center, este objetivo precisa ficar ainda mais claro com a criação de processos que melhorem a produtividade e, consequentemente, a força de vendas.

Preparamos 5 dicas para sua empresa vender ainda mais no call center, você as verá a seguir:

1 – Otimize os processos e ferramentas do call center para vender mais

Não basta pressionar os vendedores para que tragam mais resultados, é preciso criar processos, sequências lógicas de trabalho que melhorem a abordagem, a detecção de oportunidades, a geração de leads e o fechamento das vendas. Para isso, é também necessário dar ferramentas tecnológicas para que os atendentes façam suas atividades com mais rapidez e eficiência.

Nesse momento é fundamental trabalhar um bom processo de métricas que ofereça para você a produtividade e eficiência do seu time de vendas.

Como trabalhamos com um meio de comunicação “frio”, tudo que agiliza e dê mais tempo para que os operadores de telemarketing sejam simpáticos, cordiais e solícitos com os clientes e potenciais clientes, podem fazer a diferença.

2 – Crie a cultura de fidelização de clientes no seu call center

Um cliente nunca está cativo depois de fazer a primeira compra. Ele precisa sempre ser revisitado pelo call center, sentir que há um interesse de relacionamento por parte da empresa.

Então, se sua empresa quer ver o gráfico das vendas sempre crescendo, é preciso trabalhar a fidelização de clientes. Para isso, faça registros de históricos de compras, características que tornam cada cliente único, itens relacionados que os vendedores possam oferecer durante uma abordagem etc. Registre tudo em um bom sistema, como um CRM, por exemplo.

Também crie incentivos para que os operadores do call center abordem e aumentem o ticket médio de clientes ativos. Lembre-se que é muito mais barato manter um cliente ativo do que prospectar novos clientes.

3 – Detecte os especialistas dentro do seu time de call center

Há profissionais que se destacam na venda de determinados produtos, outros têm mais facilidade para lidar com um determinado perfil de cliente. Crie mecanismos para detectar as qualidades de cada vendedor (atue com gestão de desempenho, por exemplo) para então conseguir extrair o melhor de cada um deles.

Quanto mais especialistas forem os vendedores, melhores resultados eles terão.

4 – Treine, treine e treine

Por mais talento que as pessoas tenham para a arte da venda, elas precisam passar por reciclagens, precisam aprender a refinar seu discurso, precisam relembrar características e diferenciais dos produtos e serviços que oferecem. Assim, oferecer treinamentos constantes para os vendedores do call center, além de proporcionar melhor qualificação a eles, mostra os esforços da sua empresa para torná-los melhor e deixa implícito o objetivo de melhorar as vendas. Isso é muito mais eficiente do que apenas pressionar para resultados a curto prazo.

5 – Exija espírito de colaboratividade dos líderes imediatos

Supervisores, gerentes, líderes em geral, precisam despertar em suas equipes o espírito de colaboratividade. E isso só acontece quando eles próprios colaboram. Assim, ao invés de mandar, faça com que os líderes que estão no dia a dia da operação do call center deleguem e estejam sempre dispostos a ajudar os vendedores.

Você verá que quanto mais colaborativo for o trabalho, melhores serão os resultados de vendas. Ao invés de focar somente nas metas individuais, trabalhe a meta coletiva, mostre que se todos chegarem a um bom resultado, todos também sentirão resultados individuais.

Como estão as vendas no seu call center? Você gostou destas dicas? Deixe-nos um comentário!

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