Dicas para se relacionar bem com clientes e ser eficiente no Call Center

O trabalho num Call Center não é simples, já sabemos. É preciso muita eficiência, processos bem ajustados e muita disciplina para cumprir e superar metas, se destacar e crescer na carreira.

No post de hoje, preparamos algumas dicas para que você faça do atendimento ao cliente o seu diferencial, mostrando a eficiência e a competitividade da sua empresa através do call center. Vamos a elas?

Exercite a empatia. Faça pelo cliente o que você gostaria que fizesse por você.

Segmentação de contatos no Call Center Treine sua equipe para trabalhar sempre com um sorriso no seu rosto.  Acredite: do outro lado da linha a pessoa sente que há simpatia em quem  está lhe atendendo. Nossa voz denuncia muito nossas expressões faciais e  nossos sentimentos em relação ao que está sendo dito.

 É fácil sorrir para clientes que estão do outro lado da linha tentando resolver  problemas ou reclamando dos preços? Não é. Fica mais simples quando a  gente começa a exercitar a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do  outro. Se a equipe tratar os clientes da mesma forma com a qual gostaria de  ser tratada, a simpatia se torna uma consequência.

Tudo flui melhor, o cliente percebe que está sendo atendido com boa vontade, os problemas se desenrolam mais facilmente e, ao final, ele fará questão de avaliar o atendimento com nota máxima.

Objetividade: esta qualidade precisa ser perseguida em cada ligação.

Outro ponto muito importante que todo atendente de call center deve buscar é a objetividade. Treine sua equipe para fazer perguntas-chave que levem o cliente a se explicar rapidamente o que está buscando.

Dá para unir simpatia com objetividade; ao final o cliente fica até agradecido se o atendimento supriu suas expectativas e ele saiu com uma solução.

Para isso, roteiros com as principais perguntas e problemas que os clientes costumam tentar resolver pelo telefone, bem como um bom sistema onde o operador consiga fazer buscas rápidas, podem ajudar muito.

 A organização torna tudo mais produtivo e assertivo.

 Crie processos e dê ferramentas para que os operadores do call center  tornem  sua rotina organizada, previsível e otimizada. Antes de abrir a  entrada de  ligações, é importante que o atendente cheque se os    equipamentos e sistemas  estão todos ok, evitando assim que surjam      problemas com o cliente em linha.

  Ouvir é fundamental. Na vida e no call center.

 Uma forma de ter um atendimento de excelência é ouvindo o cliente. Por isso o time do call center tem que ser estimulado a ouvir, a detectar oportunidades de inserção das mensagens da empresa na fala dos clientes.

Isso não se faz com um atendimento robotizado, cobrando leitura de script, que não dá margem de argumentação ao cliente e não deixa o atendente ouvi-lo.

Você gostou destas dicas? Converse com a Ayty Tech para saber como podemos melhorar ainda mais o seu relacionamento com os seus clientes.