Por que as redes sociais podem te ajudar a conquistar mais clientes

Para atingir e agradar o novo consumidor, as empresas estão buscando novas tecnologias. Entender as demandas e anseios do consumidor ao mesmo tempo que torna a experiência da compra cada vez mais positiva também aumenta o número de clientes. Na era das mídias sociais, essa experiência de atendimento multicanal ganhou uma importância enorme na busca da fidelização e atração de novos clientes. Isso porque está provado que as redes sociais influenciam a maioria dos brasileiros e podem ajudar a aumentar a base de clientes melhorando o relacionamento entre marca e consumidor.

Breve histórico das mídias sociais

O ano de 2004 pode ser considerado o início de uma grande explosão das mídias sociais, já que foi nesse período que foram criados o Flickr, o Orkut e o Facebook. Apesar de ter sido criado no mesmo ano que o Orkut, o Facebook só chegou a um número gigantesco de usuários em 2006. Desde então, a rede social é sinônimo de sucesso e crescimento, superando este ano a marca de 1,94 bilhão de usuários cadastrados.

Além disso, as redes sociais fazem um sucesso tremendo aqui no Brasil: o país é o maior usuário de redes sociais da América Latina. Isso significa que mais de 93 milhões de brasileiros usam redes sociais regularmente. Fora isso, a agência eMarketer calcula que 86,5% dos usuários da América Latina irão utilizar smartphones para se conectar às redes.

Por que usar redes sociais para conquistar mais clientes

O novo comportamento dos consumidores mostra como o atendimento deve ser disponibilizado no maior número de canais e no menor intervalo de tempo possível. Quando juntamos essas exigências dos consumidores ao avanço de novas tecnologias no call center, a importância do atendimento multicanal fica evidente.

Veja abaixo por que as redes sociais podem ser utilizadas para conquistar novos clientes:

Todo mundo está nas redes sociais

Se a sua marca pode dialogar com um público enorme, por que não investir nisso? Quantas vezes você acessou as mídias sociais hoje? O que notamos é que, mesmo as gerações mais antigas, também estão presentes nos canais online. Esse público vem se atualizando em relação aos meios de comunicação, enquanto as gerações atuais já nasceram imersas nesse ambiente digital.

Ambos estão ávidos por informação relevante mas também para interagir. As marcas podem utilizar essas plataformas como mais um ponto de contato, a fim de garantir a satisfação do público e ganhar mais que clientes: ganhar aliados da marca.

Timming perfeito

A comunicação nas redes é mais rápida que nos outros meios, já que o feedback do público para ações (online ou offline) é quase que imediato na internet. Além disso, você atende o cliente quando ele quiser, solucionando um problema ou dúvida mais rapidamente e evitando o efeito bola de neve.

Canal eclético

As mídias sociais atendem vários tipos de negócio. Então, seja qual for seu público-alvo, é possível utilizar a plataforma para atrair novos clientes. Crie conteúdo de qualidade mas não esqueça que o bom atendimento ainda é essencial. Se um usuário do Twitter quiser ser atendido por lá, torne isso possível. Porém, de nada adianta estar somente no Facebook se você possui um negócio B2B, certo? O LinkedIn seria a rede mais recomendada nesse caso. Portanto, faça uma avaliação dos canais que o seu público-alvo está concentrado, e tenha certeza de estar presente nessa rede.

Monitorar o comportamento do consumidor

As redes sociais podem funcionar como um termômetro. Como o público em geral está enxergando sua marca? Diferente de pesquisas de opinião, nas redes os consumidores dão opiniões valiosas espontaneamente. Utilize esse termômetro como direcionamento dos próximos atendimentos.

Possibilidade de integração com seu call center

Um call center integrado com mídias sociais facilita o atendimento tanto para o cliente quanto para os próprios operadores. Imagina estar navegando no Facebook, fazer uma pergunta para um atendente e ser respondido rapidamente? Essa atitude da empresa transmite mais credibilidade, já que cliente sente que a sua empresa leva aquele canal de preferência dele a sério. Ao mesmo tempo, estar nas redes mostra que a empresa está pronta para atender as novas gerações. Com um serviço de atendimento altamente qualificado e facilmente disponível, os usuários logo irão perceber que a marca está atenta às suas necessidades.

 

A tendência é que a estratégia de captação e fidelização de clientes esteja cada vez mais focada em uma excelente experiência. Isso significa que o atendimento ao cliente deve começar no primeiro contato dele com a marca. Se esse ponto for as mídias sociais, o call center deve estar preparado para utilizar a plataforma como um meio de comunicação.

Na verdade, o futuro do mercado varejista está bem claro: uma série de canais integrados para atender o consumidor, da melhor maneira possível, com agilidade e onde ele estiver. Sua empresa está preparada para isso? Fale com a Ayty Tech e veja como podemos te ajudar!