Discador Preditivo

Por que sua empresa deve utilizar um discador preditivo?

O gerenciamento automatizado das ligações de um call center é essencial para aumetar a produtividade dos agentes, o que gera um aumento gradativo nas receitas e ganhos da empresa. Além disso, ainda existem normas e leis que regulam chamadas do tipo outbound e que exigem a segurança das informações e algumas adequações por parte das empresas do setor. A solução para essas organizações que desejam aumento da produtividade dos operadores, redução de custos, maximização das oportunidades e adequação às normas pode ser o discador preditivo. A ferramenta é composta por um software que monitora e analisa os indicadores da lista de telefones a ligar e do atendimento dos agentes, como hit rate, tempo médio de conversação, taxa de abandono, tempo médio do atendimento ao usuário  e a quantidade de agentes disponíveis para atender uma ligação. Com esses dados na memória, o discador é capaz de simular milhões de ligações e prever quando o atendente estará novamente disponível para o próximo contato. Resultado: o operador sempre tem uma próxima ligação pronta para ser atendida, assim que termina uma anterior.

Modelo de Discador Preditivo

Por causa disso, esse modelo de discador é altamente recomendado para empresas que necessitem contatar um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo. Como o sistema automatiza as discagens, evita desperdício de recursos humanos e a perda de tempo para localizar números telefônicos manualmente. Situações em que a ligação vá para caixa postal ou em que o número esteja incorreto, por exemplo, de um fax, são descartadas automaticamente e apenas as chamadas válidas são transferidas para os agentes do call center. Sendo assim, quando comparado aos discadores manuais, o preditivo contribui para um aumento de até 300% de contatos efetuados. Isso significa dinamização do fluxo de trabalho, redução do tempo ocioso dos agentes e aumento do número de ligações efetivas.

Fica claro que as vantagens do discador preditivo são maiores que apenas o disparo automático de ligações ou chamadas discadas por banco de dados. Abaixo, listamos mais algumas delas.

  • Avaliação da qualidade do atendimento automática: quando uma empresa aposta na tecnologia pode detectar com auxílio de uma ferramenta quando um atendente fez um bom contato, e depois disso, pode direcionar mais chamadas para ele.
  •  Ajuste de maneira automática às variações: durante as campanhas, é normal que existam alguns picos de demanda. Com o discador preditivo não há necessidade de monitoramento pelos gestores do contact center a todo o momento.
  • Chamadas para pessoas com o perfil correto: com estratégias bem definidas, a ferramenta faz a ligação para um determinado segmento em prospecção. O discador deve considerar as informações dos contatos para escolher a melhor hora e o modo mais econômico de fazer uma chamada com sucesso. O processo leva em conta os recursos humanos disponíveis e a adequação às leis aplicáveis, como data e hora para ligações, por exemplo.
  • Scripts integrados: dessa forma, os modelos seguidos pelos agentes permitem aos mesmos argumentar de forma mais personalizada e detalhada com cada cliente em particular. A integração reduz o tempo de treinamento e ajuda supervisores e líderes de equipe a responderem o mais rápido possível a mudanças nas orientações da campanha, como ajustes no script.
  • Melhorar qualidade do trabalho do agente de telemarketing: pois diminui o esforço físico em discar os números de telefone e em não precisar ficar escutando o sinal de chamando, ocupado e outras mensagens que a central pública informa.

Ficou com alguma dúvida sobre as vantagens de um discador preditivo ou como ele funciona? Deixe sua dúvida na área de comentários!