Sistema de Gestão de Pessoas: mais que um ponto eletrônico

O trabalho de um gestor vai além do controle dos prazos, cobranças, fechamento de folhas de pagamento e proposição de metas. O bom profissional aproveita as ferramentas à sua disposição para otimizar seu time, conhecer os indivíduos, detectar problemas que podem afetar o trabalho no futuro e planejar melhor os próximos passos que a empresa deve dar. Para que isso seja possível, é necessário ter um bom sistema de gestão de pessoas.

Requisitos de um bom SGP

Um bom SGP deve ser capaz de registrar entrada e saída do profissional, intervalos e pausas NR 17 do profissional. Ele ainda deve permitir que o gestor acesse relatórios, lance horas-extras, atestados, penalidades e ainda consiga fazer o pré-fechamento da folha de pagamento.

No caso do profissional de recursos humanos, é importante que o sistema de gestão de pessoas possa exportar e importar dados para a folha de pagamento, realizar a impressão da ficha ponto e ainda fazer o controle de penalidades e atestados.

O Ayty Gestão de Pessoas, por exemplo, ainda permite que o profissional insira seu humor nos momentos de registro de ponto criando gráficos para diagnósticos dos colaboradores.

Como o SGP pode ajudar na gestão de uma equipe

Para muitos, o uso do ponto é apenas uma forma de controle dos horários de trabalho. Mas é possível usá-lo para conhecer muito mais a fundo os colaboradores da sua empresa. Por exemplo, se o seu atendente de call center está chegando com um estado de humor “muito bom” mas saindo “triste” ou “muito triste”, você pode estar se deparando com um problema motivacional que pode influenciar no seu desempenho e das sua equipe. Ter esse tipo de dado permite que você se previna dessas situações e crie um ambiente de trabalho melhor, mais acolhedor e que satisfaça aqueles que estão nele.

Esses dados ainda permitem que os líderes passem a saber o nível de comprometimento dos membros de sua equipe, o momento de início e fim da jornada de trabalho, quantas pausas e intervalos o operador realiza. E ainda, o sistema evita que haja favorecimento desse ou daquele profissional, o que cria um ambiente mais justo e com menos conflitos.

Através de bons relatórios, o gestor tem visibilidade do quadro de colaboradores e a posição de cada um na jornada de trabalho.

Ser um bom gestor é um desafio, mas a tecnologia pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Verifique se o seu sistema de gestão de pessoas atende a esses requisitos.

E você, já pensou em utilizar o seu SGP para melhorar o ambiente de trabalho pelo qual você é responsável? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

CTA-GP-Clean Branco